INFORMES DA ÚLTIMA REUNIÃO DA COMFORÇA

13 de Abril - PARTE I

 

Novo Presidente BHtrans Movimenta Reunião

 

O novo Presidente da BHtrans sr Ramon Cezar (Meu Ex-professor da Universidade) participou da reunião da comissão que acompanha as obras aprovadas no OP. Na ocasião ouviu demandas das lideranças comunitárias e falou de propostas de melhorias do transporte coletivo e transito da regional Noroeste. Do Nosso bairro falaram: Alysson Coelho (Kolping), Robson (Prossemebe) e Ivanir Maciel (Conselho Local de Transporte), encaminharam demandas de melhoria das linhas, 2402 e 1404C, fiscalização do transito das ruas Judá com Jerusalém e sinalização para pedestres do cruzamento do Skinão (Abílio Machado esq Com São Matias).

 

O presidente da BHtrans afirmou que o Prefeito tem o compromisso com a execução da Obra do O.P. Digital (melhoria do complexo da Praça São Vicente) e que a obra de construção da Estação BH-Bus Alípio de Melo com corredor exclusivo de ônibus na AV. Pedro II é prioridade. Estão tentando captar mais recursos em Brasília preparando a cidade para a copa de 2014. O governo Federal esta esperando a FIFA anunciar as cidades sedes da Competição para começar a liberação de verbas.

 

ELEIÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DA COMFORÇA

 

Se você é um seguidor do Blog ou das discussões do O.P., sabe que existe uma comissão que é formada para acompanhar as obras aprovadas no Orçamento Participativo – A COMFORÇA, que se reúne toda segunda, Segunda-feira de cada mês no auditório do PAM padre Eustáquio. Desta comissão é retirado um delegado é um suplente de cada uma das 5 (Cinco) sub-Região (A reginal Noroeste é Sub dividida em cinco unidades de Planejamento) para compor a executiva que acompanha e fiscaliza mais de perto os trabalhos da PBH. Foram eleitos:

 

Sub-1 (Pedreira Prado Lopes, N. Cachoeirinha, Pq Riachelo, Sumaré)

Valéria aparecida_ e Abidias (Sumaré)

Sub-2 (Caiçara, Padre Eustáquio e Carlos Prates)

Darquinha (caiçaras)

Maria Helena (Carlos Prates)

Sub-3 (Camargos e Santa Maria)

Célia Santa Maria (Santa Maria)

Sr Marcílio (Vila Oeste)

Sub-4 (Vila Barroquinha, Serrano, Alípio de Melo, São José)

Paulo Roberto

Sub-5  (Glória, Novo Gloria, Pindorama, São Salvador etc )

Titular - Rafael Frois (São Salvador – ONG Obra Kolping)

e Suplente (Ivanir Maciel – Comissão Local de Transporte)

 

Como fui eleito pelos colegas da “militância master” pretendo usar este blog para divulgar as ações da nova executiva da Comforça.



Escrito por Rafael Frois às 01h30
[] [envie esta mensagem] []



 

 

INFORMES DA ÚLTIMA REUNIÃO DA COMFORÇA

13 de Abril - PARTE II

 

CENTRO DE ESPORTE E LAZER SÃO SALVADOR – A EPOPÉIA

 

A comissão de mobilização e articulação do O.P. do bairro São Salvador, indicou um lote que por excelência atende Nosso Bairro e bairros vizinhos. O lote da Rua Asíria com Amintas Jaques pertencente a Fábrica de Bebidas Mate Couro. E gostaria de deixar bem claro que o lote não foi Doado estamos brigando por ele.

 

Desde que eu me entendo por gente - Sou nascido e criado no Bairro São Salvador (26 anos) E perguntei a minha mãe que tem 48 anos praticamente nasceu junto com a fábrica. O lote indicado para a Obra, serviu no passado como campo de futebol e agora é um pasto de cavalos.

 

Os donos mudam o argumento todos os meses. O primeiro foi que iriam expandir a fábrica (depois de 50 anos de existência). Depois que iriam quebrar porque no lote tem um poço artesiano que abastece a fábrica (O tal poço esta desativado). Depois que no lote tem um centro de tratamento de resíduos (o tal centro não esta na parte onde será feito a obra). Fizeram a proposta para que a obra fosse construída no lote ao lado – Aquele da “matinha”. Mas a Secretária de Meio Ambiente deu pau.

 

Então onde estamos então?

Estamos no mesmo lugar. Os técnicos da prefeitura pediram para a comunidade analisar se existe outro lote no bairro para construir o empreendimento. Particularmente não vejo outro lote dentro do Bairro São Salvador que comporte uma obra de quase 5000m2. Disseram que se não existir irão até o fim com o lote da Mate Couro. Também foi cojitado na reunião aproveitar o lote da UPA já que é um lote muita grande. Misturar Unidade de pronto atendimento com lazer não me parece uma boa idéia. Imagina quando tiver shows? “Abaixa o som ai que tem um paciente que esta mal”

Estão estamos no mesmo lugar!!!

 

Penso que a Mate Couro Deveria para de brigar pelo lote que só serviu para especulação imobiliária. Deveria se tornar parceira do empreendimento e sendo co-responsável pelas atividades que lá aconteceram. Isso se chama responsabilidade social. Inclusive ela poderá futuro apoiar projetos deduzindo no imposto renda.

 

U.P.A. – Noroeste (São Salvador/Coqueiros)  e Rua São Cosme

A data provável de licitação do projeto de ambas as obras Ambas  e dia 22 ou 23 desde mês. Geralmente na sede da Sudecap. Bairro Cruzeiro/Savassi. E bom ficarmos atentos as empresas que estão disputando o processo pois estamos tendo problemas com algumas empresas.

Na última reunião foi falado que existia uma nascente dentro do terreno indicado para a construção da UPA. Mas O terreno é muito grande e a PBH irá estudar outras partes do mesmo terreno.


 

 

CENTRO DE SAÚDE PINDORAMA

 

Em 2004 os moradores do Pindorama aprovaram um novo centro de Saúde para atender a comunidade. O Posto esta para ser entregue e já existe divergências entre a comissão local de saúde com as gerentes dos postos do Glória e Pindorama. Segundo a comissão As gerentes estão fazendo um acordo para o centro que o novo centro de saúde Pindorama atenda parte da demanda do Centro de Saúde do Glória.

 

Porque este assunto nos interessa?

Porque o bairro São Salvador não tem posto de saúde e somos atendidos pelo Centro Saúde Serrano Glória. No ano passado 140 novas famílias se mudaram para o bairro – Residencial Coqueiros. O que segundo gestores da saúde sobrecarregou o atendimento do Glória e por isso querem que o pindorama atende mais famílias. Uma reunião vai ser marcada para atender os envolvidos. Alguns moradores já estão pensando no empreendimento do OP do Ano que Vem: Centro de Saúde São Salvador!!

VILA BARROQUINHA

 

Existem vários equívocos e desencontros de informações com relação a obra da Vila Santo Antônio (Vila Barroquinha). Nós da comissão do O.P. do Bairro São Salvador, em especial da Juventude Kolping que militamos dando continuidade ao trabalho do Padre Teodoro, Depois Dona Iwone da Capela e finalmente Padre Petrica, em várias ocasiões compramos a briga da Vila.

 

Mas houve uma mudança da proposta aprovada no OP 2006. E a decisão tem que ser tomada pelos moradores da Localidade. A PBH irá realizar uma reunião lá na Vila para expor a proposta. A idéia e desapropriar algumas famílias e transformar parte da localidade em um parque Ecológico porque lá é uma nascente área de interesse da bacia do Onça.

 

Participe das discussões do blog clique em postar comentário e deixe suas impressões!!

 



Escrito por Rafael Frois às 01h19
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Histórico
Categorias
Todas as mensagens
Evento


Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
Grupo Capoeira Esquiva Minas
Kolping
Bairro São Salvador - Orkut
Casa Brasil - Kolping